Usina Salto do Vau

A Usina Hidrelétrica Salto do Vau possui potência instalada de 0,94 MW e está localizada na margem esquerda do rio Palmital, no município de União da Vitória, distante 50 km do centro. A hidrelétrica possui uma unidade geradora, com capacidade de geração de 2,7 GWh.

Foi inaugurada em 1959, quando começou a operar. Foi construída pela empresa Alexandre Schlemm e incorporada pela Copel em novembro de 1973. Tem como singularidade seu acesso à casa de força, que é feito pelo leito do rio Palmital para veículos e por uma ponte pênsil para pedestres. A barragem, de 128 m de comprimento e 2,5 m de altura, deriva as águas através de um canal de adução a céu aberto, constituído em alvenaria.

Salto do Vau foi a primeira usina da Copel a ser parcialmente automatizada, em 1994. Na primeira versão, o sistema era composto de um painel com relês, funcionando em conjunto com um sistema gerenciado por um computador. Após sedimentação dos resultados, o painel com relês foi desativado e atualmente a usina opera exclusivamente supervisionada por um computador.

Para mais informações sobre a usina, acesso a relatórios e estudos ambientais ou cópias de licenças, entre em contato por e-mail: comunicacao.get@copel.com.