Usina Parigot de Souza

A Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot de Souza possui a potência de 260 MW, e está situada no município de Antonina. Seu reservatório está localizado na Rodovia BR-116 (trecho Curitiba – São Paulo), no município de Campina Grande do Sul, a 50 km de Curitiba.

A Usina Parigot de Souza entrou em operação em outubro de 1970, tendo sido inaugurada oficialmente em 26 de Janeiro de 1971, quando entrou em operação comercial. Ela é a maior central subterrânea do sul do país.

Inicialmente conhecida como Capivari-Cachoeira, a usina recebeu novo nome em homenagem ao Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, que liderou o Paraná entre 1971 e 1973, e foi, também, presidente da Copel.

O pioneirismo foi a grande marca desse projeto, em diversos sentidos. Nele, trabalhou a primeira engenheira do Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques, abrindo caminho para as profissionais que a seguiram.

Informações técnicas

Para a construção da Usina Gov. Parigot de Souza foram represadas as águas do rio Capivari, localizado no primeiro planalto, a 830 metros acima do nível do mar. Este represamento foi possível pela construção de uma barragem de terra de 58 m de altura e 370 m de comprimento. Da barragem, as águas são desviadas para o rio Cachoeira, no litoral, obtendo-se um desnível de aproximadamente 740 metros, sendo as águas conduzidas por um túnel subterrâneo de 15,4 km que atravessa a Serra do Mar.

Durante sua construção, com o aproveitamento dos rios Capivari e Cachoeira, o Paraná projetou-se no panorama da engenharia brasileira, conquistando dois recordes: maior avanço médio mensal em escavação subterrânea em obras do gênero e maior volume de concretagem mensal no interior de túneis.

No sopé da montanha, três grandes cavernas foram escavadas, compondo a central subterrânea: sala de válvulas, sala de máquinas e sala dos transformadores. Na sala de máquinas, quatro geradores de 62.500 kW de potência cada garantem ao Paraná uma produção anual de 900 milhões de kWh.

No decorrer do ano de 1999, mais precisamente entre os meses de março e novembro, foram repotenciadas as quatro unidades geradoras da Usina Parigot de Souza. O processo envolveu várias mudanças nos equipamentos:

  • substituição dos polos dos geradores
  • excitatrizes estáticas
  • radiadores dos geradores
  • trocadores de calor dos transformadores
  • elevadores de 70 MVA

Instalação do sistema de supervisão de oscilação e vibração do eixo gerador-turbina e manutenções preventivas e corretivas como: troca de bicos injetores, recuperação dos estatores e outras. Com a modernização dos equipamentos houve um ganho de 2 MW por gerador, aumentando a capacidade da usina de 252 MW para os 260 MW atuais.

O Plano Ambiental de Conservação e Uso do Reservatório Artificial – PACUERA da UHE GPS está em fase de consulta pública, a qual acontecerá em formato virtual através do canal do Youtube da Copel, no dia 24/6/2021, às 19h00.

Inscreva-se

Assista nossa transmissão

Acesse o Pacuera nos documentos abaixo:

Diagnóstico - Volume I

Zoneamento - Volume II

Plano de gerenciamento do reservatório e entorno - Volume III

Versão Resumida - Volume IV

Para mais informações sobre a usina, acesso a relatórios e estudos ambientais ou cópias de licenças, entre em contato por e-mail: comunicacao.get@copel.com.