Geração

Sobre

A Copel tem hoje um parque gerador composto por 43 usinas próprias (17 hidrelétricas, 1 térmica e 25 eólicas) e 11 participações societárias (6 hidrelétricas, 1 térmica e 4 eólicas), cuja potência instalada totaliza 6.393,74 MW – 93,6% proveniente de fontes renováveis como hídrica e eólica – e que responde pela produção de 3,7% de toda eletricidade gerada no Brasil. Além disso, estão em construção um parque eólico e uma usina hidrelétrica. 

A geração de energia elétrica em nossas usinas é supervisionada e coordenada por nosso Centro de Operação de Geração e Transmissão, em Curitiba.

Além de construir, manter e operar um amplo parque gerador próprio, a Copel presta serviços para empreendimentos de outras concessionárias com a qualidade de quem acumula mais de 60 anos de experiência no setor, incluindo: 

  • Engenharia de Proprietário para implantação de novos projetos de geração de energia elétrica, incluindo aprovação de projetos (básicos, civis, eletromecânicos e elétricos), inspeção de materiais e equipamentos, análise e aprovação de estudos elétricos, fiscalização de obras e comissionamento. 

  • Operação e manutenção de usinas sob concessão de empresas em que a Copel detém participação, contando com corpo técnico altamente capacitado e experiente. 

A Copel Geração e Transmissão S.A. busca a excelência nos serviços especializados de operação e manutenção de usinas geradoras de energia elétrica, com o compromisso de:

  • Prevenir lesões e doenças ocupacionais, sobretudo ocasionadas por trânsito e eletricidade;
  • Adotar uma abordagem sistêmica preventiva a fim de eliminar perigos e reduzir riscos, com objetivo de prevenir acidentes e assegurar condições de trabalho seguras e saudáveis;
  • Promover a consulta e incentivar a participação dos trabalhadores em fóruns e ambientes adequados à informação e discussão dos assuntos de saúde e segurança no trabalho;
  • Proteger o meio ambiente, através da prevenção da poluição, em especial a ocasionada por óleos industriais, da otimização do consumo de materiais, água e energia, e da destinação ambientalmente correta dos resíduos;
  • Racionalizar os custos;
  • Otimizar os índices de disponibilidade e confiabilidade;
  • Atender aos requisitos legais pertinentes e outros requisitos aplicáveis;
  • Implantar melhoria contínua no desempenho da qualidade, segurança e saúde e do meio ambiente, em alinhamento com as políticas e diretrizes corporativas.

Vigente desde: 28.04.2020.

Relatam os fatos de maior destaque ocorridos a cada ano, bem como os principais avanços e conquistas obtidas  pela Copel Geração e Transmissão (GeT) nas áreas da governança corporativa, ética, transparência e responsabilidade social em cada período.

Confira os relatórios

Estatuto aprovado e consolidado pela 109ª Assembleia Geral
Extraordinária de Acionistas, de 30.04.2020.

Dúvidas e pedidos de informação relacionados às usinas da Copel, envie e-mail para: comunicacao.get@copel.com

Usinas próprias

Participações societárias

Entenda como funciona uma usina

 
INFORMAMOS QUE DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 AS VISITAS ÀS INSTALAÇÕES DA COPEL ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS.
 
UHE Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia):

As visitas são permitidas somente em dias úteis e devem ser previamente agendadas através dos telefones: (42) 3309-2200 ou pelo e-mail: visitas.gbm@copel.com.

Vila de Faxinal do Céu:

Você pode passear e hospedar-se na Vila de Faxinal do Céu, um lugar de beleza ímpar. A antiga Vila dos trabalhadores da Usina de Foz do Areia, é mantida como Centro de Eventos com capacidade para 500 pessoas. Contatos: (42) 3309-2332 ou pelos e-mails: hospedaria.gbm@copel.com / hospedaria.gbm@gmail.com.

Jardim Botânico:

O Complexo de Faxinal do Céu conta com um Jardim Botânico que abriga uma coleção de milhares de espécies nativas e exóticas, em uma paisagem que impressiona todos os visitantes. Visitas guiadas podem ser agendada por telefone: (42) 3309-2250 / (42) 3309-3639 / (42) 3309-3807. Para visitação sem guia, o Jardim Botânico fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

UHE Gov. Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo):

As visitas são permitidas somente em dias úteis e deverão ser previamente agendadas pelo e-mail: visitas.gnb@copel.com.

Museu Regional do Iguaçu:

Localizado às margens do maior rio do Paraná, na região centro-sul do Estado, o Museu Regional do Iguaçu realiza um cuidadoso trabalho de guarda e conservação de elementos que ajudam a contar a história da região. Mantido pela Copel, o Museu está localizado junto à Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga. Para agendar uma visita, entre em contato pelos telefones: (42) 3309-2701 / (42) 3309-2702 ou através do e-mail: museu.iguaçu@copel.com. Os agendamentos serão realizados de terça a sexta-feira. Não fazemos agendamento para os domingos, quando há a possibilidade de visitas livres no período da tarde, das 13h às 17h.

UHE Gov. José Richa (Salto Caxias):

As visitas são permitidas somente às quartas-feiras e deverão ser previamente agendadas preferencialmente pelo e-mail: visitas.gjr@copel.com ou pelo telefone (45) 3327-7710.

UHE Jayme Canet Júnior (Mauá):

As visitas são permitidas somente em dias úteis e deverão ser previamente agendadas pelo e-mail: asantosm@copel.com.

Usina Eólica de Palmas:

As visitas são permitidas somente em dias úteis e devem ser previamente agendadas pelo email: daniel.hoffmann@copel.com ou roger.edu@copel.com.

OBSERVAÇÃO: No caso de excursões escolares, deve ser previsto um professor para cada dez alunos.

A Copel preza pela segurança das estruturas de seu parque gerador e das comunidades que vivem no entorno das usinas e, em cumprimento à Lei nº 12.334/2010 (Política Nacional de Segurança de Barragens) e à Resolução Normativa Aneel nº 6969/2015, conta com Planos de Ação de Emergência – PAEs para as barragens sob sua responsabilidade. O PAE é um documento formal periodicamente testado internamente e revisado, que estabelece as ações a serem executadas na hipótese do nível de segurança da barragem enquadrar-se na situação de emergência e identifica os agentes a serem notificados dessa ocorrência.

Em 2018 e 2019, a Copel Geração e Transmissão realizou reuniões com representantes das prefeituras e coordenadorias de defesa civil municipais para apresentação e entrega dos PAEs.

Em complemento ao PAE, a companhia possui Planos de Ações Emergenciais Operacionais, para contingências que afetam a rotina operacional nas usinas, e um plano específico para atendimento às ocorrências socioambientais, o Plano de Ações para Emergências Socioambientais – PAMA.

Em caso de emergência nas usinas, a Copel emitirá alerta às autoridades competentes.

Copel também elaborou juntamente com a Defesa Civil um guia com informações importantes para que sua família possa se proteger com rapidez e segurança em caso de enchentes e desastres naturais.

Quer entender como funciona uma usina hidrelétrica? Clique aqui e assista ou clique aqui e leia.

Mais informações: comunicacao.get@copel.com

Bordas de reservatórios

Confira os procedimentos necessários para a regularização e autorização de benfeitorias permissíveis dentro da legislação vigente em bordas de reservatório.

Se você quer desenvolver atividades nos reservatórios e áreas marginais sob concessão da Copel, conheça os usos permissíveis e procedimentos necessários para a obtenção da cessão de uso.

Obs: Para atendimento às normas internas e legislação pertinente. A Copel GeT reserva-se o direito de realizar alterações nos procedimentos ora publicados, com o objetivo de adequar-se as normas institucionais e legislações ambientais e regulatórias sem aviso prévio.

Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, envie um e-mail para: anuencias.imobiliaria@copel.com

Projetos em andamento

A PCH Bela Vista está sendo instalada no rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, no sudoeste paranaense. O empreendimento recebeu do Instituto Ambiental do Paraná a Licença de Instalação nº 23569, no dia 10 de maio de 2019. Quando estiver pronta, Bela Vista terá potência instalada de 29 megawatts (MW) e vai produzir energia elétrica suficiente para atender até 100 mil pessoas.

Confira os detalhes da obra.

A Copel recebeu do Ministério de Minas e Energia (MME) as outorgas dos quatro parques eólicos que compõem o complexo de geração de energia Jandaíra, a ser construído no Rio Grande do Norte. Os documentos autorizam a instalação e enquadram os empreendimentos no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi) – benefício concedido aos projetos considerados prioritários para o país com possibilidade de emissão de debêntures de infraestrutura incentivados.   

As obras do Complexo Jandaíra serão iniciadas ainda em 2020 e absorvem cerca de R$ 400 milhões em investimentos. Ao todo, serão 26 aerogeradores divididos entre os quatro parques eólicos, somando potência instalada total de 90,1 megawatts. Serão construídas também, junto aos parques, subestações e linhas de transmissão que irão permitir o escoamento da energia elétrica gerada para o Sistema Interligado Nacional (SIN).  

A futura produção do Complexo Eólico Jandaíra foi vendida pela Copel pelo preço de R$ 98,00 o MWh no leilão de energia nova A-6, promovido no dia 18 de outubro de 2019, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os contratos terão 20 anos de duração e o início do fornecimento está previsto para 2025.

A Usina Salto Grande está prevista para o rio Chopim, abrangendo áreas dos municípios de Coronel Vivida e Pato Branco (PR).

Confira detalhes da obra

Mais informações: comunicacao.get@copel.com

Faturas Copel Geração e Transmissão

Saiba mais sobre as obras de novos empreendimentos de geração de energia que estão em andamento:

Saiba mais sobre as obras de novos empreendimentos de geração de energia que estão em andamento:

Monitoramento hidrológico